quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A Política da Prudência

Por Russel Kirk


" A base cultural de uma sociedade sadia é dada pela vida familiar, pela religião e pela educação, que deve ser  orientada pelo modelo clássico da chamada educação liberal, pois na falta de convenções sensatas, a ordem civil e social se dissolve.

A decadência dos esquemas pedagógicos vigentes, marcados  por concepções ideológicas que se refletem no fanatismo e na mediocridade de professores e alunos, deve ser combatida pela livre adoção de um 'modelo educacional humanista, pautado no ensino dos clássicos da civilização ocidental, comprometido com a sensibilidade artística, e preocupado em despertar a busca da sabedoria e a prática da virtude".

O caminho para que as novas gerações superem o fanastismo, a trivialidade e a mediocridade de nossa época é a adoção da educação liberal, renovar o contato com os clássicos com o propósito de conervar um corpo sadio de conhecimentos legados pelos " gigantes do passado", aprender as verdades eternas sobre a pessoa e a comunidade e romper os grilhões  do cativeiro do tempo e do espaço: só isso nos permitirá ter uma visão mais ampla e entender o que é ser plenamente humano, capacitando-nos a transmitir às gerações vindouras o patrimônio comum de nossa cultura.

O objetivo primário da educação liberal, então, é o cultivo do intelecto e da imaginação do próprio indivíduo, para o bem do próprio indivíduo. Não deve ser esquecido, nesta era massificada em que o Estado aspira a ser tudo em tudo, que a educação genuína é algo além do mero instrumento de política pública.

A verdadeira educação deve desenvolver o indivíduo humano, a pessoa, antes de servir o Estado.(..) o ensino não foi organizado pelo moderno Estado-Nação.O ensino formal começou, de fato, como tentativa de tornar o conhecimento religioso - o senso transcendente e as verdades morais - familiar à geração nascente. Seu propósito não era doutrinar os jovens em civismo, mas sim ensinar o que é ser um homem genuíno, que vive dentro de uma ordem moral. Na educação liberal, a pessoa tem primazia.

Contudo, um sistema de educação liberal também possui um propósito social, ou ao menos um resultado social. Ajuda a prover um corpo de indivíduos que se tornam líderes em muitos níveis da sociedade, em grande ou pequena escala.

Fonte: A Política da Prudência - Russel Kirk - pag: 52/53

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