sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Irradiação do Sobrenatural - a Bondade

Por Dom J.B. Chautard.

A Alma de todo Apostolado.




" A bondade natural, simples fruto do temperamento, dista tanto da bondade sobrenatural de uma alma de apóstolo, como o humano dista do divino. A primeira poderá fazer nascer o respeito e mesmo até a simpatia pelo operário evangélico e por vezes desviar para a criatura uma afeição que apenas deveria ter Deus como objeto. Jamais, porém, logrará determinar as almas fazerem, tendo apenas Deus realmente em vista, os sacrifícios necessários para o regresso ao seu Criador. Só a bondade que promana da intimidade com Jesus vingará realizar esse efeito.

O ardente amor por Jesus e a verdadeira dileção para as almas darão ao apóstolo todas as audácias compatíveis com o tato e com a prudência. A um leigo eminente ouvimos contar o seguinte fato: Falando com Pio X, tinha esse leigo, no decurso da conversação, desfechado algumas palavras mordentes sobre um inimigo da Igreja. " Meu fiho, disse-lhe o Papa, não aprovo a sua linguagem. Como castigo, ouça esta história.

Acabara de chegar à sua primeira paróquia um sacerdote, que eu conheci muito bem. Julgou ele do seu dever de visitar  todas as famílias.: Judeus, protestantes, até maçons, ninguém foi excluído, e o pároco anunciou do púlpito que renovaria sua visita todos os anos. Tanto se admiraram disto os colegas dele que se queixaram ao bispo. Este mandou logo chamar o acusado e repreendeu-o com veemência.

" Monsenhor, responde-lhe modestamente o pároco, Jesus, no Evangelho, ordena ao pastor que conduza ao aprisco todas as suas ovelhas, oportet illas adducere. Como lograr esse resultado sem ir á procura delas? Demais a mais, eu nunca transijo com os princípios; limito-me a testemunhar o meu interesse e a minha caridade a todas as almas, mesmo às desgarradas, que Deus me confiou. Anunciei essas visitas do púlpito; e se é desejo formal de V. Exª que eu cesse de as fazer, queira ter a bondade de me dar por escrito essa proibição.afim de que se saiba que eu apenas obedeço às ordens de V. Exª.

Abalado pelo acerto destas palavras, o bispo não insistiu. O futuro veio depois dar razão a esse sacerdote, que teve a alegria de converter algumas dessas almas desgarradas e impôs às outras um grande respeito pela nossa santa religião.

O humilde sacerdote veio a ser, por vontade de Deus, o Papa que agora lhe dá, meu filho, esta lição de caridade. Seja pois inabalável nos princípios, mas estenda a sua caridade a todos os homens, mesmo que eles sejam os piores inimigos da Igreja"




Nenhum comentário:

Postar um comentário